"AJUDANDO OS PAIS A ENTENDEREM MELHOR SEUS FILHOS. PAIS INFORMADOS. FILHOS MAIS FELIZES."

quarta-feira, 19 de março de 2014

Amizade com amizade se paga

Muitos se esquecem, mas a amizade é como qualquer outro tipo de relacionamento e precisa de cuidados e atenção. 

Hoje em dia alguém pode ter 2445 amigos no facebook, mas não tem ninguém para ir ao cinema ou ao teatro. Fazer amigos no facebook é fácil, mas para manter um amigo no seu dia a dia é preciso mais dedicação e comprometimento. Cada qual estabelece uma relação de compromisso com o outro e é necessária uma verdadeira vontade de dedicar seu tempo, energia, pensar nas necessidades e desejos um do outro. Com isso pode se ter uma relação satisfatória e duradoura.

Para manter suas amizades é preciso cuidar delas:

- Mantenha sempre contato. Bons amigos podem até diminuir a frequência com que se falam, mas nunca perdem o contato. Estão sempre dando um jeitinho de se comunicar. Hoje em dia só perde o contato quem realmente quer, pois tem o próprio facebook, e-mail, sms e etc. Muitos amigos perdem o contato e quando se reencontram parecem que continuam de onde pararam, mas mesmo com essa sensação de continuidade, perderam anos e anos da companhia um do outro, das suas histórias, experiências e momentos que não voltam para serem vivenciados. 

- Não fique competindo com o seu amigo. Não importa quem deu a última ligação, o presente mais caro. Amigos que são amigos sabem que com o tempo tudo vai se equilibrar. Aquela história de não vou fazer se o outro não fizer só acaba atrapalhando a realização de momentos inesquecíveis. Nem sempre se pode retribuir um favor, retornar uma ligação ou ir a um lugar imediatamente quando o outro quer. Há períodos que a vida de um está mais livre que a do outro ou este está com menos dinheiro e assim por diante. Compreensão e bom senso também são muito importantes nestes momentos. 

- O equilíbrio é algo muito importante na relação de amizade, pois ambos precisam se sentir de igual para igual. Em amizades saudáveis os papéis se invertem facilmente. Como em qualquer relacionamento a amizade é um trabalho em equipe para um bem comum, e não uma competição. Ambos andam lado a lado e não um fica lá embaixo enquanto o outro vive em um pedestal. 

- Amizade requer lealdade. Amigos compartilham muitos segredos e só fazem isso porque se sentem a vontade de falar de tudo com o outro, então a lealdade é o mínimo que se espera, pois não se quer ver seus pontos fracos sendo expostos e motivos de chacota em fofocas desnecessárias. 

- Apesar de muitos dizerem que não lembrarem de seus aniversários e datas comemorativas não é algo que os incomodem, mas pequenas coisas realmente contam. Pode ser que para você não importa, mas para o outro sim. Então se sabe que para ele é importante, pode ser algo simples, mas mostra que o outro é especial para você. 

- O conflito é inevitável em qualquer tipo de relação humana, pois são pessoas diferentes, com pensamentos e experiências diferentes que ficam juntas por suas afinidades superarem suas diferenças. Por isso amigos de verdade trabalham para resolver o problema mesmo discordando. O diálogo é algo precioso nesse ponto, pois colocam tudo o que os incomodam e ali conseguem chegar a um ponto em comum ou, pelo menos, respeitam a opinião alheia. 

- Como dito anteriormente a amizade não é uma competição e sim uma parceria, por isso é preciso reconhecer e comemorar as conquistas do seu amigo sem se sentir diminuído. Pelo contrário, encorajar o outro e aconselhar para ter o melhor desempenho possível. Celebram sempre juntos suas conquistas que podem ser, hora de um, hora de outro. 

- E por último e não menos importante, algo que todos sabem, mas esquecem de usar no dia a dia, trate o outro como gostaria de ser tratado. Se ambos se aceitarem como são e trabalharem juntos para tirarem o melhor um do outro terá uma bela amizade que pode durar a vida inteira. 

Mas lembre-se que não basta só esperar isso do outro, você também tem que ser amigo para ter um amigo. E também não adianta só ser amigo e o outro não estar nem aí para você. O comprometimento de manter a amizade saudável e por anos deve ser de todos, pois se está acontecendo o famoso “Venha a nós e ao vosso reino nada”, está na hora de rever seus conceitos de amizade e quem realmente é e quer ser seu amigo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário